Comunidade
AutoCAD - Português
Bem vindo ao Forum de AutoCAD da Autodesk. Compartilhe seu conhecimento, faça perguntas e explore os tópicos mais populares de AutoCAD.
cancelar
Mostrando resultados para 
Mostrar  apenas  | Pesquisar então 
Você quer dizer: 

TEM COMO O AUTOCAD GERAR LISTA DE MATERIAIS?

38 RESPOSTAS 38
SOLUCIONADO
Responder
Mensagem 1 de 39
fabio.almeida
30356 Exibições, 38 Respostas

TEM COMO O AUTOCAD GERAR LISTA DE MATERIAIS?

SOU DESENHISTA CADISTA E TRABALHO COM PROJETOS DE TUBULAÇÕES INDUSTRIAIS. COMO NO CONTRATO QUE QUE ESTAMOS O PROJETO OBTIDO PELO CLIENTE NÃO HÁ NADA EM 3D OU MESMO EM PDS OU PDMS. SENDO ASSIM DETALHAMOS TUDO NO AUTOCAD, ONDE O PERDEMOS GRANDE TEMPO GERANDO LISTAS DE MATERIAIS E CALCULANDO MASSAS. QUERIA SABER SE EXISTE ALGUMA FORMA DE GERARMOS ESSAS LISTAS DE MATERIAIS PELO PRÓPRIO AUTOCAD, UTILIZANDO ALGUM TIPO DE BANCO DE DADOS.

GRATO.

38 RESPOSTAS 38
Mensagem 21 de 39
KLUG-TICIANO
em resposta a: fabio.almeida

Prezado Fábio Almeida

 

A melhor maneira de gerar lista de material é, antes de iniciar o projeto propriamente dito, estruturar o desenvolvimento do mesmo. Criar blocos de componentes discretos, com seus atributos. No caso de componentes lineares, layers (nomes diferentes) distintos para cada ítem.

 

Com as ferramentas inerentes ao Auto-cad pode-se extrair as informações constantes nos blocos em uma planilha excell, bem como as caracteristicas de cada entidade, comprimentos, cor, layer por exemplo, em outra planilha.

 

Com a manipulação de dados (VBA) destas planilhas teremos as informações solicitadas.

 

Isto quando o projeto inicia-se totalmente estruturado.

 

Mas na prática não é assim, todos são agéis na solução de seus trabalhos e os outros participantes que resolvam os seus problemas, em sequência...

 

Para tentar auxiliá-lo neste seu problema, necessitamos ter uma amostra do mesmo, focando com mais objetivo, caso contrário teríamos que trabalhar com "infinitas" possibilidades.

 

Tenho desenvolvido aplicativos paliativos, para grupo de documentos, com o mínimo de intervenção do usuário, após a estruturação da solução.

 

Talvez eu possa colaborar.

 

Abraços a todos,  um Ótimo Ano Novo e Sucesso, Sucesso Sempre!!!

 

Ticiano

 

 

 

Mensagem 22 de 39
KLUG-TICIANO
em resposta a: KLUG-TICIANO

Considerar mensagem anterior para Moacir Filho e não Fábio Almeida...
Prezado Fábio Santana... como editar (ou excluir) mensagem enviada, ficando apenas uma no fórum, como o destinatário da mensagem corrigido agora. Grato
Mensagem 23 de 39
f_santana
em resposta a: KLUG-TICIANO

Ticiano, antigamente existia esta opção dentro do botão OPÇÕES que fica na direção do titulo da sua postagem Mas existe um tempo limite para a sua utilização


Você achou uma postagem útil? Então fique à vontade para curtir essas postagens!
Sua pergunta obteve uma resposta que resolveu a duvida? Então clique no botão Aceitar Solução.


Fábio Santana
Architect | CAD/BIM Manager

EESignature

Mensagem 24 de 39
moacirfilho.2010
em resposta a: f_santana

Como numerar os itens de acordo com a descrição da tabela (FEITA PELO DATAEXTRACT), levando em consideração q a lista de material eu consigo fazer  (USANDO OS ATRIBUTOS) porém numerar os itens no desenho com a tabela ate o momento faço manualmente ?

Mensagem 25 de 39
f_santana
em resposta a: moacirfilho.2010

Moacir, como voce gera a sua extração de dados?

qeu entidade que voce le?


Você achou uma postagem útil? Então fique à vontade para curtir essas postagens!
Sua pergunta obteve uma resposta que resolveu a duvida? Então clique no botão Aceitar Solução.


Fábio Santana
Architect | CAD/BIM Manager

EESignature

Mensagem 26 de 39
moacirfilho.2010
em resposta a: f_santana

Eu consigo gerar a lista (extração de dados) a partir dos atributos que insiro dentro dos blocos, esses atributos são três, "discriminação, material e observação".

 

recebeu meu arquivo ?

 

Obrigado !!

Mensagem 27 de 39
f_santana
em resposta a: moacirfilho.2010

e porque você não extrai também a numeração inserida no bloco?


Você achou uma postagem útil? Então fique à vontade para curtir essas postagens!
Sua pergunta obteve uma resposta que resolveu a duvida? Então clique no botão Aceitar Solução.


Fábio Santana
Architect | CAD/BIM Manager

EESignature

Mensagem 28 de 39
moacirfilho.2010
em resposta a: f_santana

a numeração que inseri foi manual, é isso q não sei como fazer. fazer a lista de material e tbm fazer com q ela enumere automaticamente.

Mensagem 29 de 39
KLUG-TICIANO
em resposta a: KLUG-TICIANO

Moacir

 

Bom dia.

 

Existem  algumas variações, a saber:

 

A) Sem programação, a pessoa inclui os blocos, seus atributos, sendo um deles o número do ítem, como parte da coleção "Atributos";

 

1) Faz-se a extração das informações, atributos, de todos os blocos, semelhantes ou não;

2) Estas informações são transferidas para o excel;

3) No excel verifica-se se,  por algum motivo existem "número de ítens" repetidos, para o mesmo bloco, ou se algum bloco foi deletado, com algum  número de ítem "vazio" ( 1;2;3; ; 5;6 como exemplo);

4) O ítem 6 poderia, talvez, ser renomeado, manualmente, para ítem 4, e assim para outros casos.

 

No exemplo acima vemos que quando algum bloco é "apagado" perde-se a sequência...e isto é mesmo comum.

 

Para resolver isto devemos ter uma programação, que faria tudo, automaticamente, renumerando os ítens.

 

A renumeração poderia inclusive levar em conta a "hora-tempo" da inserção do bloco.

 

Outra solução é ser criado uma coluna na planilha excel, com o valor desejado para todos os "ítens", da forma que for desejado, e por programação alterar os valores, internamente a cada bloco, fazendo a correspondência correta (ítem antigo / ítem novo).

 

Como se  vê, cada caso é um caso, um trabalho específico,  e muita programação.

=====================================================

 

B) Quando o valor do ítem é inserido fora do bloco, deveremos, por programação:

 

1) Extrair todos os blocos, inclusive coordenadas do mesmo;

2) Extrair todos os textos, por programação, próximos a cada bloco;

3) Reconhecer o que trata-se de "número de ítem";

4) Lançar no excel, automaticamente, este valor na linha correspondente ao bloco

5) No excel verifica-se se,  por algum motivo existem "número de ítens" repetidos, para o mesmo bloco, ou se algum bloco foi deletado, com algum  número de ítem "vazio" ( 1;2;3; ; 5;6 como exemplo);

6) O ítem 6 poderia, talvez, ser renomeado, manualmente, para ítem 4, e assim para outros casos.

 

Para resolver isto devemos ter uma programação, que faria tudo, automaticamente, renumerando os ítens.

 

A renumeração poderia inclusive levar em conta a "hora-tempo" da inserção do bloco, ou no caso do "texto" -inserção manual -

 

Outra solução é ser criado uma coluna na planilha excel, com o valor desejado para todos os "ítens", da forma que for desejado, e por programação alterar os valores,dos textos (número do ítem), fazendo a correspondência correta (ítem antigo / ítem novo).

 

Como se  vê, cada caso é um caso, um trabalho específico,  e muita programação.

 

Em tudo que tenho escrito, considero que o número de correções, adequações, são de número elevado, o que exige programação. É tudo "custo/benefício". Em muitos casos não vale a pena despender tempo para uma programação específica.

 

Existe um anexo "OTIMIZAÇÃO ....." que postei há muito tempo, onde eu relato solução de problemas muito maiores.

 

 

 

 

 

Mensagem 30 de 39
vicdiego
em resposta a: KLUG-TICIANO

Quais os comando que tenho que usar para criar os blocos com atributos corretos e depois quais comandos que uso para gerar a lista de materiais?

Mensagem 31 de 39
f_santana
em resposta a: vicdiego

Não existem comandos especiais para a criação de atributos para este fim. Use os comandos de criação de atributos convencionais.

Quando a extração da informação eu sugiro utilizar o DATAEXTRACT.


Você achou uma postagem útil? Então fique à vontade para curtir essas postagens!
Sua pergunta obteve uma resposta que resolveu a duvida? Então clique no botão Aceitar Solução.


Fábio Santana
Architect | CAD/BIM Manager

EESignature

Mensagem 32 de 39
samuel.silvaUTN8B
em resposta a: f_santana

Boa tarde Fabio,

 

Tudo bem?

 

Trabalho com usinas fotovoltaicas e atualmente temos uma dificuldade de criar a lista de materiais através do layout feito no CAD (cabos, eletrodutos, conectores, etc.), seria um enorme ganho se de alguma forma o CAD gerasse uma lista dos materiais inseridos nos desenhos.

 

Você sabe me dizer se é possível gerar essa lista pelo cad? 

 

Grato pelo apoio. 

Mensagem 33 de 39

Olá...

 

é possível sim, talvez dê um pouco de trabalho apara criar uma biblioteca de blocos completa, detalhada e com as informações que vc necessita, mas é possível através do comando Extract Data (dataextraction) que você encontra na aba Insert da Ribbon.

Se a resposta resolveu o seu problema clique em ACEITAR SOLUÇÃO, isso ajuda os outros usuários a encontrar rapidamente uma resposta, e se gostou, cliquem em CURTIR.


Matias I. Wendt


YouTube | Facebook | LinkedIn | Instagram

EESignature

             
Mensagem 34 de 39

Olá 

vai na página do Facebook do meu pai e fala com ele, que ele tem um software justamente pra isso.

 

https://www.facebook.com/Projsolar-108391874319076/

Mensagem 35 de 39

a possibilidade de alem de contar o bloco tambem contar a dimensão de uma linha 

Mensagem 36 de 39
vendas.simeona
em resposta a: fabio.almeida

Pessoal, o ideal é ver um curso pra se atualizar. Tem este que eu mesma achei ótimo, e o preço tá excelente também. Link:

https://bit.ly/3JxcdH3

Mensagem 37 de 39
hidroform
em resposta a: fabio.almeida

Boa tarde,

 

A Autodesk pesquisou muito sobre essa necessidade e foi um dos recursos que mais fizemos testes e respondemos à questionários.

Então, um recursos lançados a partir do AutoCAD 2022 é o comando COUNT.

Com esse recurso, a partir da contagem das instâncias, é possível inserir uma tabela com os dados de contagem no desenho.

É muito interessante, por isso, encorajo à todos os que precisam do recurso a consultarem o link abaixo.

 

https://knowledge.autodesk.com/support/autocad/learn-explore/caas/CloudHelp/cloudhelp/2022/ENU/AutoC....

Bom estudo.

 

Sérgio Murilo

Mensagem 38 de 39

Estou precisando de prestador de serviços para gerar lista de materiais (levantamento de materiais) em projetos em CAD e elaborar lista de materiais em excell por pavimentos.

Segue meu contato para negociação de valor:

Alexandre (21)-99604-6205

Mensagem 39 de 39
luis.asantos
em resposta a: fabio.almeida

Olá @fabio.almeida,

 

Vou compartilhar um fluxo de trabalho que adotei anos atrás em uma empresa e que na época, permitiu extrair quantitativos de forma satisfatória.

Para os quantitativos, a melhor opção é o DATAEXTRACTION, porém o "truque" foi usar blocos dinâmicos, uma vez que as "cotas dinâmicas" podem ser renomeadas, então usávamos nomes como "comprimento", "largura", etc. Estes nomes podem ser filtrados dentro do DATAEXTRACTION, gerando uma lista muito precisa de informações.

 

Claro que para saber se o processo atende a sua necessidade preciso de mais detalhes do seu fluxo de trabalho. Não sei se você sabe como utilizar estas ferramentas, então vou deixar dois links explicando o funcionamento de cada uma delas.

 

https://qualificad.com.br/extracao-de-dados-no-autocad/ 

 

https://qualificad.com.br/blocos-dinamicos-stretch/ 

 

Se ainda assim tiver dúvidas, fique a vontade para entrar em contato.

 Gostou da publicação? Não se esqueça de Curtir e marcar Aceitar como solução! 


EESignature


   


Luis André


LinkedIn | Instagram | Facebook | QualifiCAD | Credly


 

Não encontrou o que está procurando? Pergunte à comunidade ou compartilhe seu conhecimento.

Postar nos fóruns