Comunidade
AutoCAD - Português
Bem vindo ao Forum de AutoCAD da Autodesk. Compartilhe seu conhecimento, faça perguntas e explore os tópicos mais populares de AutoCAD.
cancelar
Mostrando resultados para 
Mostrar  apenas  | Pesquisar então 
Você quer dizer: 

TEM COMO O AUTOCAD GERAR LISTA DE MATERIAIS?

38 RESPOSTAS 38
SOLUCIONADO
Responder
Mensagem 1 de 39
fabio.almeida
30186 Exibições, 38 Respostas

TEM COMO O AUTOCAD GERAR LISTA DE MATERIAIS?

SOU DESENHISTA CADISTA E TRABALHO COM PROJETOS DE TUBULAÇÕES INDUSTRIAIS. COMO NO CONTRATO QUE QUE ESTAMOS O PROJETO OBTIDO PELO CLIENTE NÃO HÁ NADA EM 3D OU MESMO EM PDS OU PDMS. SENDO ASSIM DETALHAMOS TUDO NO AUTOCAD, ONDE O PERDEMOS GRANDE TEMPO GERANDO LISTAS DE MATERIAIS E CALCULANDO MASSAS. QUERIA SABER SE EXISTE ALGUMA FORMA DE GERARMOS ESSAS LISTAS DE MATERIAIS PELO PRÓPRIO AUTOCAD, UTILIZANDO ALGUM TIPO DE BANCO DE DADOS.

GRATO.

38 RESPOSTAS 38
Mensagem 2 de 39
f_santana
em resposta a: fabio.almeida

bom a principio voce poderia utilizar o DATA EXTRACT.

mas para saber como, somente analizando o seus arquivos

 

voces tem um gerente de CAD na sua empresa?


Você achou uma postagem útil? Então fique à vontade para curtir essas postagens!
Sua pergunta obteve uma resposta que resolveu a duvida? Então clique no botão Aceitar Solução.


Fábio Santana
Architect | CAD/BIM Manager

EESignature

Mensagem 3 de 39

Boa tarde,

 

O AutoCAD em si creio que não, mas é possível gerar um sistema AutoLISP para rodar eu seu projeto.

Para isso teria que contratar uma empresa ou um profissional freelancer.

 

Qualquer dúvida entre em contato.

 

Mensagem 4 de 39
r.goncalves
em resposta a: fabio.almeida

Sim, existe.

No desenho, é necessário que os objetos inseridos sejam blocos e neles pode ser inseridos atributos - como comprimento etc...

Fazendo isto você deve utilizar o comando eattext que irá gerar uma tabela no próprio desenho ou salva no formato *.xls (excel)

Mensagem 5 de 39
josan2511
em resposta a: r.goncalves

Hola, creo entender que necesitas una manera de generar listas de material y algun calculo de materiales. Te recomiendo COADE, empresa que diseño el CADWORX para autocad, podria ser de mucha ayuda. Saludos.

Mensagem 6 de 39
josan2511
em resposta a: josan2511

Desculpas....

 

Oi, eu entendo que você precisa encontrar uma maneira de gerar listas de material e algumas estimativas de materiais.
Eu recomendo COADE, empresa que projetou o CADWorx para o AutoCAD, pode ser muito útil.
Saudações.

Mensagem 7 de 39
KLUG-TICIANO
em resposta a: fabio.almeida

Caros colegas Neste espaço podemos divulgar trabalhos por nós desenvolvidos ou por terceiros? O gestor concorda com isto? Caso afirmativo estou pronto para anexar desenvolvimento próprio para muitas destas necessidades, manipulando milhares de documentos em bloco, seja para logos..., sêlos, tags, LM, ou para... Penso que ... devo aguardar. Atenciosamente.
Mensagem 8 de 39
josan2511
em resposta a: KLUG-TICIANO

Vá séria muito bom encontrar software adicional para facilitar o trabalho, ainda que deves tomar em conta que muito já esta realizado por empresas a nível mundial. Criei algumas rutinas que vão dirigidas ao utente final e são muito especificas em sua funções, isto é não lhes servirian a todos. Laboro em empresas da indústria petrolera em ona área marinha, assim que em nós modelou e dibujamo isometric da tubulação e dos aços.
Se necessitassem algo pudessem comentar ele e nós procuramos como a ajuda deles.
Cumprimentos.

Mensagem 9 de 39
nandotc
em resposta a: fabio.almeida

Olá tem uma maneira mais fácil que o EXTRACT.

Você digita o comando BCOUNT, seleciona a região a ser contada e da um F2.

 

Abraços.

Mensagem 10 de 39
KLUG-TICIANO
em resposta a: fabio.almeida

Caros colegas

Abaixo aplicativo para contar blocos no documento.

 

O aplicativo excel.ext só lista blocos que conte´m atributos, o que em muitosw casos não se aplkica. O comando "BCOUNT" lista tudo mas apenas na tela do computador.

 

É claro que a partir desta rotina podemos transferir as informações para planilhas excel....etc, etc

==================================================​======================

Sub CONTAR_BLOCOS()
Dim A(1000, 2)
On Error Resume Next
Dim obj As AcadObject
Dim elem As Object
On Error Resume Next
AUX01 = 0: TOT = 0
For Each elem In ThisDrawing.ModelSpace
K1 = elem.EntityName
If InStr(1, K1, "Block") = 0 Then GoTo 200
Set obj = ThisDrawing.HandleToObject(elem.Handle)
K3 = obj.Name
        For I1 = 0 To AUX01
        If A(I1, 0) = K3 Then GoTo 100
        If A(I1, 0) <> "" Then GoTo 50
        A(I1, 0) = K3
        A(I1, 1) = A(I1, 1) + 1
        AUX01 = AUX01 + 1
        GoTo 200
50      Next I1
100 A(I1, 1) = A(I1, 1) + 1
200 Next
S1 = "QUANT" & Chr(9) & "BLOCOS" & Chr(10)
For I2 = 0 To AUX01
    TOT = TOT + 1
    S1 = S1 & Chr(10) & A(I2, 1) & Chr(9) & A(I2, 0)
If TOT < 10 Then GoTo 400
MsgBox S1
S1 = "QUANT" & Chr(9) & "BLOCOS" & Chr(10)
TOT = 0
400 Next
If TOT = 0 Then GoTo 1000
MsgBox S1
1000 End Sub

==================================================

No momento utilizo rotina para os casos em que os blocos estão "explodidos" e é necessário a contagem dos mesmos.

 

Mas isto é outra coisa!

 

Sucesso!!

Klug@uai.com.br

Mensagem 11 de 39
f_santana
em resposta a: KLUG-TICIANO

voce não esta sabendo utilizar o DAT EXTRACTION, ele conta tudo

se voce quiser saber a area de todas as polylines de um conjunto de arquivos, ele fornece para voce.


Você achou uma postagem útil? Então fique à vontade para curtir essas postagens!
Sua pergunta obteve uma resposta que resolveu a duvida? Então clique no botão Aceitar Solução.


Fábio Santana
Architect | CAD/BIM Manager

EESignature

Mensagem 12 de 39
KLUG-TICIANO
em resposta a: f_santana

Prezado F Santana

 

De imediato, grato pela sugestão, ajuda.

 

Na realidade eu , pessoalmente, não utilizo a interface "gráfica" do auto-cad e sim trabalho em função de documentos emitidos por terceitos, fazendo serviços paliativos, para atender soluções, pois muitos projetos não são corretamente desenvolvidos com as ferramentas do auto-cad, muitos usam o auto-cad, mas não corretamente.

 

Muitos nem bloco fazem, outros até explodem blocos feitos corretamente.

 

Depois querem a solução com a utilização de "3D".

 

No lugar de utilizar o comando "..extract", disponível, prefiro compreender, dominar e executar rotinas para integração com o excel, word, etc, gerando listas diversas.

 

Muitas vezes textos são feitos distintos, não multilayer, e devo inclusive concatená-los pára fazer referência cruzada com outros documentos, arranjo na área i9ndustrial, diagrama unifilar, diagrama de processo, lista de equipamentos, etc

 

Outras vezes temos tabelas feitas através de linhas paralelas, verticais/horizontais array ou offset, sem a utilização da tabela, ique é embutida a partir do cad 2008,  Desta forma temos que extrair, por rotina dedicada, todas as informações, entidade por entidade, e transferí-las para o excel, resolvendo o problema.

 

Prefiro dominar a programação.

 

Estou sempre atento aos seus comentários, e com os mesmo, muito tenho aprendido.

 

Muito obrigado, mesmo, pela sugestão.

 

Ticiano

klug@uai.com.br

=================================================================================

Mensagem 13 de 39
f_santana
em resposta a: KLUG-TICIANO

então, eu tambem resolvo muita coisa com programação para o AutoCAD

mas voce no seu comantario falou que não era possivel fazer utilizando os proprios recursos do programa

e esta informação estava errada.

 

precisamos tomar cuidado com isso em foruns

90% das pessoas que vem procurar ajuda aqui não são usuarios esperientes e vão tomar como verdade o que voce escreveu (estando certo ou errado)

 

foi com base nisso o meu comantario e sim a sua inforamação estava errada


Você achou uma postagem útil? Então fique à vontade para curtir essas postagens!
Sua pergunta obteve uma resposta que resolveu a duvida? Então clique no botão Aceitar Solução.


Fábio Santana
Architect | CAD/BIM Manager

EESignature

Mensagem 14 de 39

Eu tenho uma rotina autolisp que conta e transfere pro excel o número de blocos de acordo com o nome do bloco e o nome do layer. Mas ao explodir o bloco eu perco essas informações. Tem como fazer essa contagem?

Mensagem 15 de 39
f_santana
em resposta a: campelo.rodrigues

uma vez que o bloco é explidido, ele não pode ser mais contato.


Você achou uma postagem útil? Então fique à vontade para curtir essas postagens!
Sua pergunta obteve uma resposta que resolveu a duvida? Então clique no botão Aceitar Solução.


Fábio Santana
Architect | CAD/BIM Manager

EESignature

Mensagem 16 de 39

Eu já consigo fazer a lista de material pelo DATA EXTRACTION, Trabalho com desenvolvimento de projeto de saneamento. Gerar já não e o problema, agora o problema e ter q numerar manualmente cada peça. mesmo tento q fazer essa numeração o meu trabalho já rende muito mais com o data extraction. se alguém souber uma solução para criar um link entre a peça é a descrição por favor me ajudar. Desde já agradeço a todos !!
Mensagem 17 de 39
f_santana
em resposta a: moacirfilho.2010

você esta utilizando blocos atributados?


Você achou uma postagem útil? Então fique à vontade para curtir essas postagens!
Sua pergunta obteve uma resposta que resolveu a duvida? Então clique no botão Aceitar Solução.


Fábio Santana
Architect | CAD/BIM Manager

EESignature

Mensagem 18 de 39
moacirfilho.2010
em resposta a: f_santana

Infelizmente não tenho um gerente de cad na empresa, meus arquivos são blocos dinâmico com atributos. com o DATA EXTRACT eu consigo gerar a lista em razão dos atributos do bloco dinâmico. sei q muito complicado mas se puder tentar me explicar como fazer eu fico muito agradecido.
Mensagem 19 de 39
moacirfilho.2010
em resposta a: r.goncalves

Mas como fazer para numerar os itens de acordo com a descrição da tabela, levando em consideração q a lista de material eu consigo fazer porém numerar os itens no desenho com a tabela ate o momento faço manualmente !
Mensagem 20 de 39
f_santana
em resposta a: moacirfilho.2010

você tem algum exemplo do deseja? como esta é uma nova duvida, cria um tópico novo e post o seu exemplo nele


Você achou uma postagem útil? Então fique à vontade para curtir essas postagens!
Sua pergunta obteve uma resposta que resolveu a duvida? Então clique no botão Aceitar Solução.


Fábio Santana
Architect | CAD/BIM Manager

EESignature

Não encontrou o que está procurando? Pergunte à comunidade ou compartilhe seu conhecimento.

Postar nos fóruns  

Autodesk Design & Make Report