Comunidade
AutoCAD - Português
Bem vindo ao Forum de AutoCAD da Autodesk. Compartilhe seu conhecimento, faça perguntas e explore os tópicos mais populares de AutoCAD.
cancelar
Mostrando resultados para 
Mostrar  apenas  | Pesquisar então 
Você quer dizer: 

Saber onde é o inicio de uma linha

9 RESPOSTAS 9
SOLUCIONADO
Responder
Mensagem 1 de 10
DiegoTeixeira
477 Exibições, 9 Respostas

Saber onde é o inicio de uma linha

Senhores, preciso saber qual a direção de algumas linhas (Polyline). Se houver alguma forma de extrair qual o ponto inicial da linha já me ajuda muito.

 

Obrigado.

9 RESPOSTAS 9
Mensagem 2 de 10
f_santana
em resposta a: DiegoTeixeira

você selecionando a polyline e acessando o quadro MODIFY, vai ver a opção CORRENT VERTEX clicando nesta linha vai o AutoCAD vai mostrar para você todos os vértices da polyline.

 

agora, você precisa disso para que?

você pode capturar este vértice por programação AutoLISP também

 


Você achou uma postagem útil? Então fique à vontade para curtir essas postagens!
Sua pergunta obteve uma resposta que resolveu a duvida? Então clique no botão Aceitar Solução.


Fábio Santana
Architect | CAD/BIM Manager

EESignature

Mensagem 3 de 10
DiegoTeixeira
em resposta a: f_santana

f_santana, obrigado. No quadro MODIFY não achei a opção CORRENT VERTEX (meu cad é o C3D 2012).

Eu trabalho com piloto automático e preciso desta informação para gerenciar linhas que vem do campo.

Eu ainda não sei trabalhar com AutoLisp.
Mensagem 4 de 10
f_santana
em resposta a: DiegoTeixeira

acho que me confundi

nas versões novas esta janela se chama PROPERTIES 😕

(CTRL+1)

 

desculpa

 

modify_polyline.png


Você achou uma postagem útil? Então fique à vontade para curtir essas postagens!
Sua pergunta obteve uma resposta que resolveu a duvida? Então clique no botão Aceitar Solução.


Fábio Santana
Architect | CAD/BIM Manager

EESignature

Mensagem 5 de 10
DiegoTeixeira
em resposta a: f_santana

Muito obrigado f_santana, esta opção vai me ajudar. Vou estudar um pouco de AutoLisp para poder usar em várias linhas ao mesmo tempo. Abraço
Mensagem 6 de 10
hmsilva
em resposta a: DiegoTeixeira


DiegoTeixeira escreveu:
Muito obrigado f_santana, esta opção vai me ajudar. Vou estudar um pouco de AutoLisp para poder usar em várias linhas ao mesmo tempo. Abraço

Diego,

apenas um conselho,

para conseguires elementos de uma polilinha vê as funções Vlax-curve-xxx, apenas necessitas de fornecer ao código o ename da entidade, no caso de uma (ssget) apenas o (ssname) é suficiente, não necessitas de transformar cada entidade num vla-objecto para utilizar estas funções...

exemplo para o ponto de origem

 

(vlax-curve-getstartpoint ObjectEname)

 

Espero que ajude

Henrique

EESignature

Mensagem 7 de 10
DiegoTeixeira
em resposta a: hmsilva

Henrique, obrigado. vou pesquisar essas funções. Não quero fugir do tópico, mas você possui ou sabe onde posso encontrar algum material sobre lisp para iniciante?
Mensagem 8 de 10
hmsilva
em resposta a: DiegoTeixeira

Diego,
google -> Afralisp (mt bom)
no Autocad
command: Vlide (abre o editor de vlisp)
e o Help tem muita matéria

 

EDIT:

e claro aqui nos forums...

Henrique

EESignature

Mensagem 9 de 10
DiegoTeixeira
em resposta a: hmsilva

Obrigado Henrique!
Mensagem 10 de 10
hmsilva
em resposta a: DiegoTeixeira

Diego, é sempre um prazer poder ajudar!
Henrique

EESignature

Não encontrou o que está procurando? Pergunte à comunidade ou compartilhe seu conhecimento.

Postar nos fóruns  

Autodesk Design & Make Report