Comunidade
AutoCAD - Português
Bem vindo ao Forum de AutoCAD da Autodesk. Compartilhe seu conhecimento, faça perguntas e explore os tópicos mais populares de AutoCAD.
cancelar
Mostrando resultados para 
Mostrar  apenas  | Pesquisar então 
Você quer dizer: 

Erro ao salvar arquivo em servidor

5 RESPOSTAS 5
SOLUCIONADO
Responder
Mensagem 1 de 6
desfrage
2667 Exibições, 5 Respostas

Erro ao salvar arquivo em servidor

Boa tarde.

 

Tenho um servidor windows server 2008 e nele guardo os arquivos dos usuarios.

No dominio tenho um usuario chamado aluno, o qual logo em 5 maquinas.

Meu problema é que não consigo impedir o usuario de deletar arquivos no servidor, porque quando proibo ele de deletar, o mesmo não consegue salvar.

Observei que quando crio um arquivo no autocad, é gerado junto com ele um arquivo .bak. Este arquivo "some" quando salvo ele em qualquer outra pasta, mas no servidor não. Isto indica que ele é excluido pelo Autocad quando eu salvo.

Sendo assim, não consigo bloquear somente a exclusão de arquivos no servidor porque o autocad gera esse arquivo e ele é excluido. Se bloqueio a exlusão, o usuario não salva o arquivo na pasta.

 

Voces sabem como evitar a geração destes arquivos temporarios do autocad?

Ha uma outra solução pra isto?

 

No aguardo.

5 RESPOSTAS 5
Mensagem 2 de 6
f_santana
em resposta a: desfrage

você esta fazendo uma pequena confusão

os arquivo BAK não são temporários, são arquivos de segurança dos trabalhos em andamento.

 

você pode configurar nos AutoCAD que eles não sejam gerados, mas esta ação não é recomentada.
em todo caso, para desativar esta opção basta digitar ISAVEBAK e configurar como 0 (não faria isso no seu lugar)

 

agora sobre os usuários da sua rede
você pode sim restringir exclusão separadamente do salvamento, é só ir em "configurações avançadas de segurança" e editar os privilégios dos perfis existentes.

 


Você achou uma postagem útil? Então fique à vontade para curtir essas postagens!
Sua pergunta obteve uma resposta que resolveu a duvida? Então clique no botão Aceitar Solução.


Fábio Santana
Architect | CAD/BIM Manager

EESignature

Mensagem 3 de 6
desfrage
em resposta a: desfrage

Bom dia,

 

Desculpe o meu erro. Realmente o arquivo o qual eu gostaria de falar é o dwl. Este arquivo é gerado quando estou editando um arquivo no autocad e quando salvo, ele desaparece, mas no servidor como a pasta esta bloqueada para exclusão, ele não consegue salvar porque ele precisa descartar este arquivo dwl e não tem permissão pra isso.

 

Existe uma forma de mudar o caminho deste arquivo temporario?

Existe uma forma de desabilitar esta função de gerar este arquivo?

 

 

Mensagem 4 de 6
f_santana
em resposta a: desfrage

então a resposta para as suas duas perguntas é não

 

os arquivos DWL devem ficar sempre juntos do arquivo DWG

e o autocad utiliza eles para identificar que o arquivo esta em uso, por isso não tem como desativar a criação deles

 

já pensou em liberar somente para esta pasta a exclução de arquivos?
tentou dar este privilegio para os sistema?


Você achou uma postagem útil? Então fique à vontade para curtir essas postagens!
Sua pergunta obteve uma resposta que resolveu a duvida? Então clique no botão Aceitar Solução.


Fábio Santana
Architect | CAD/BIM Manager

EESignature

Mensagem 5 de 6
desfrage
em resposta a: desfrage

Bom dia,

 

Infelizmente esse problema esta tomando proporçoes que fica dificil controlar. Os alunos fazem suas atividades mas quando chega o horario de ir embora e a atividade esta incompleta, eles preferem deletar e refazer na proxima aula do que mostrar ao professor até onde chegaram.

 

Alguns se acham "hackers" e deletam os arquivos dos amigos ou então movimentam as pastas.

Fiz uma proposta ao dono para criarmos um usuario para cada aluno e este teria acesso somente a sua pasta porem ele descartou esta possibilidade pois tem em seu sistema quase 500 usuarios e pra cada login feito, teria que reconfigurar o autocad e outros diversos programas. Sendo assim, resolvemos criar um unico usuario e este usuario poderia acessar qualquer pasta, mas não poderia deletar nenhum arquivo.

Qualquer forma que eu configuro, me traz problemas: se tiro a permissão de excluir o usuario não exclui mas tambem não salva.

O usuario Sytem possui Full Control, mas tambem ja tirei a permissão de excluir e mesmo assim eu não consigo resolver o problema.

Voce tem alguma ideia que eu possa utilizar para sanar meu problema?

 

Segue imagem que mostra as permissoes concedidas ao usuario aluno:

Autocad1.JPG

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Autocad2.JPG

Mensagem 6 de 6
f_santana
em resposta a: desfrage

então, vocês estão complicando algo que deveria ser simples.

se o aluno deve mostrar o andamento do "trabalho" para o provessor no fim da aula, isso é resposabilidade do professor cobrar/verificar e não sua.

 

uma coisa que voce poderia fazer é desativar as entrar USB/disquetes... dos micros dos alunos

desta eles não vão poder trazer o trabalho de casa e salvar na sua rede.

se o professor quiser passar algum arquivo para os alunos, que solicite o pendrive deles e faça ele mesmo as copias

 

outra coisa é voce fazer um sistema de backup deste direitorio no fim de cada aula, assim no caso de alguem apagar um arquivo te terceiros você vai recupera-lo facilmente.

 

se voce retira do SISTEMA o privilegio de excluir arquivos, ele não vai funcinar como dele.

 

quanto a problemas de configurar do AutoCAD para cada perfil, isso não existe, voce tem formas de contornar isso extremamente faceis que voce configura no moento da instalação ro programa.
pequise sobre DEPLOYMENT

 

a unida desvantagem de voce ter um perfil para cada aluno é administrar isso tudo


Você achou uma postagem útil? Então fique à vontade para curtir essas postagens!
Sua pergunta obteve uma resposta que resolveu a duvida? Então clique no botão Aceitar Solução.


Fábio Santana
Architect | CAD/BIM Manager

EESignature

Não encontrou o que está procurando? Pergunte à comunidade ou compartilhe seu conhecimento.

Postar nos fóruns  

Autodesk Design & Make Report