AutoCAD - Português

AutoCAD - Português

Responder
New Member
Sanarelli
Envios: 2
Mensagem 1 de 8 (383 Exibições)

Desenho 3D muito pesado

383 Exibições, 7 Respostas
02-20-2014 06:40 AM

Bom dia a todos. Se alguém puder me ajudar quanto a isso ficarei muito grato.

Estou criando no AutoCAD um desenho em 3D de uma treliça metálica. Acontece que o desenho está muito pesado. Já useu Sólidos, Surfaces, Agrupei, criei como um bloco, usei como X-Ref's, mas o desenho está muito pesado para ser trabalhado. Gostaria de saber se alguem pode me dar uma solução que possa minimizar o tamanho do arquivo, mas principalmente que eu possa trabalhar no arquivo, pois qualquer comando que eu execute, fico com a tela branca e trava.

OBS: Uso um i7 com placa gráfica da NVidea de 4Gb.

*Expert Elite*
f_santana
Envios: 558
Mensagem 2 de 8 (373 Exibições)

Re: Desenho 3D muito pesado

02-20-2014 10:15 AM em resposta a: Sanarelli
De quantos Mb estamos falando?
você importou alguma coisa (algum outro CAD/arquivo) para desenvolver o seu trabalho?
- Marque a resposta que resolveu o seu problema como solução, isso ajuda os outros usuários em suas buscas;
- Utilize a ferramenta de pesquisa do fórum, a sua duvida já pode estar respondida.

Send Fabio Santana a Private Message Fábio Santana | Arquiteto | CAD/BIM Manager | fdscon.wordpress.com
Colaborador da Comunidade de Usuários Autodesk Brasil
New Member
Sanarelli
Envios: 2
Mensagem 3 de 8 (364 Exibições)

02-20-2014 12:03 PM em resposta a: Sanarelli

Quando estava todas as entidades em um mesmo arquivo estava com cerca de 85 Mb. mas quando passei a usar diversas entidades como X-Ref's ficou com cerca de 10 Mb. Mas o CAD que está sofrendo pra trabalhar no arquivo.  Coloquei uns anexos para ter uma idéia. Isso cobrirá uma área num galpão de 60 x 60 m²

*Expert Elite*
f_santana
Envios: 558
Mensagem 4 de 8 (360 Exibições)

02-20-2014 12:40 PM em resposta a: Sanarelli

da uma olhada neste PLUG-IN

http://apps.exchange.autodesk.com/ACD/en/Detail/Index?id=appstore.exchange.autodesk.com%3adrawingpur...

roda ele nos seus arquivos e ve se diminui alguma coisa

arquivos em 3D são grandes, mas 80Mb é um pouco de mais

outra coisa importante, sempre salve o seu arquivo DWG na versão corrente do seu AutoCAD

- Marque a resposta que resolveu o seu problema como solução, isso ajuda os outros usuários em suas buscas;
- Utilize a ferramenta de pesquisa do fórum, a sua duvida já pode estar respondida.

Send Fabio Santana a Private Message Fábio Santana | Arquiteto | CAD/BIM Manager | fdscon.wordpress.com
Colaborador da Comunidade de Usuários Autodesk Brasil
*Expert Elite*
hmsilva
Envios: 2.853
Mensagem 5 de 8 (345 Exibições)

02-21-2014 12:57 AM em resposta a: Sanarelli
Olá Sanarelli,

em acrescimo ao que o Fábio Santana já disse, e para perceber qual foi o teu método de trabalho,

- o teu modelo é apenas um objecto resultante de unions, ou vários objectos separados?

- os objectos originais são de AutoCAD ou de outro produto vertical?

- apenas tens no dwg os objectos que aparecem nas imagens, ou tens mais objectos off ou congelados?

Henrique
New Member
EDERKAZUO8963
Envios: 1
Mensagem 6 de 8 (335 Exibições)

02-21-2014 06:15 AM em resposta a: Sanarelli

me mande um email para jabsh@bol.com.br, acho que posso te ajudar.

Active Member
carlosstr
Envios: 9
Mensagem 7 de 8 (325 Exibições)

02-21-2014 10:22 AM em resposta a: Sanarelli

Hum todas as Respostas até então são validas.

- Fazer Manutenção no Arquivo Ajuda.
- Salvar em uma versão mais recente também ajuda muito por exemplo da Versão 2010 para a 2013 já reduz bastante o tamanho do arquivo.

Porem eu acredito que o tamanho do arquivo não esteja causando o efeito de "arquivo pesado"
Realmente se você utilizar um arquivo Xref irá reduzir o tamanho em uma porcentagem assustadora porem ainda vai exibir o itens na tela e vai ficar lento para mover, rotacionar e etc..

te apresento 3 sugestões

1- Sempre utilizar Autocad na versão 64 bits.
Isso eliminou meus casos de fechamento espontâneo e quase 100% dos casos de tela branca, que geralmente quando ocorrem eu espero um pouco e o CAD retorna a Funcionar.

2- Sempre trabalhar alternando entre os tipos de visualização.
uso principalmente 2D Wireframe e Wireframe ( sim elas tem diferenças importantes) apenas uso Realistic quando quero olhar como está ficando o trabalho por é muito pesado em algums casos.

3- Fazer um Xref utilizando princípios estratégicos se valendo da possibilidade de congelar e descongelar layers afim de tornar a modelagem mais leve.

é isso ai qualquer coisa da um feedback

*Expert Elite*
lu-cadklein
Envios: 64
Mensagem 8 de 8 (289 Exibições)

[ Editado ]
02-23-2014 05:12 AM em resposta a: carlosstr

Sanarelli,

Desligar algumas funções e opções pode ser que ajude no desempenho do AutoCAD:

Dá uma lida neste pdf, das páginas 56 à 64:

http://issuu.com/cadklein/docs/aubr_33_truques_e_segredos_autocad

Às vezes o "grande vilão" é o Selection Preview, eu mantenho sempre desligado e isso melhorou muito no meu caso quando trabalho com 3D.

Luciana Klein de Morais

CADKlein Consultoria e Treinamento Ltda.
Instrutora Autorizada Autodesk
AutoCAD Blogger Council
Colaboradora na Comunidade Autodesk Brasil
AutoCAD 2009/2010/2011/2012/2013 Certified Professional
Autora de vários Livros sobre AutoCAD
www.lucianaklein.com/loja
www.cadklein.com
Comunicados
Are you familiar with the Autodesk Expert Elites? The Expert Elite program is made up of customers that help other customers by sharing knowledge and exemplifying an engaging style of collaboration. To learn more, please visit our Expert Elite website.