Comunidade
AutoCAD - Português
Bem vindo ao Forum de AutoCAD da Autodesk. Compartilhe seu conhecimento, faça perguntas e explore os tópicos mais populares de AutoCAD.
cancelar
Mostrando resultados para 
Mostrar  apenas  | Pesquisar então 
Você quer dizer: 

Bloquear texto

9 RESPOSTAS 9
SOLUCIONADO
Responder
Mensagem 1 de 10
felipe.floro
1830 Exibições, 9 Respostas

Bloquear texto

Pessoal, é possível bloquear um texto no arquivo em que estou trabalhando?

 

ex.: tenho um projeto que nele tem um texto em que não quero que o usuario edite.

 

Agradecido..

9 RESPOSTAS 9
Mensagem 2 de 10
hmsilva
em resposta a: felipe.floro


felipe.floro escreveu:

Pessoal, é possível bloquear um texto no arquivo em que estou trabalhando?

 

ex.: tenho um projeto que nele tem um texto em que não quero que o usuario edite.

 

Agradecido..


Olá Filipe,

 

tenta explicar melhor o que pretendes.

 

Mas, texto é sempre editavel, apagado ou substituido num dwg, se for para enviar a alguem, talvez um dwf seja preferivel, pois não pode ser editado.

 

Henrique

EESignature

Mensagem 3 de 10
felipe.floro
em resposta a: hmsilva

Olá Henrique,

 

Pois é cara, o que eu queria é não permitir a edição de alguns textos no meu desenho, estes textos é somente para o usuario ou o projetista não editar. Qual a minha intenção? bom, estou trabalhando com xdata na linha do perfil tipo cantoneira e para inserir a marcação dessa cantoneira estou colocando tambem o texto desta marcação, alem de esta no xdata tambem terá como texto. Então, o que eu queria é não permitir que o projetista ao usar a rotina não consiga editar o texto da marcação forçando ele a usar a rotina que modifica ou edita o xdata.

 

Grato,

 

Felipe Floro..

Mensagem 4 de 10
hmsilva
em resposta a: felipe.floro


felipe.floro escreveu:

... bom, estou trabalhando com xdata na linha do perfil tipo cantoneira e para inserir a marcação dessa cantoneira estou colocando tambem o texto desta marcação, alem de esta no xdata tambem terá como texto. Então, o que eu queria é não permitir que o projetista ao usar a rotina não consiga editar o texto da marcação forçando ele a usar a rotina que modifica ou edita o xdata.

...


Filipe,
não é uma solução muito expedita, mas pelo que eu compreendí, a rotina vai ler a xdata e escreve um texto com os dados da xdata, mas talvez modificar a rotina para em vez de escrever simples texto, transformar o texto em bloco, já não seria tão fácil editar diretamente.
Henrique

 

EESignature

Mensagem 5 de 10
felipe.floro
em resposta a: hmsilva

Henrique,

 

Eu ate usava blocos para os valores do xdata, porem, ficava bastante carregado os projetos e quando ainda usava blocos resolvi explodir eles com o burst mas mesmo assim ficava bastande carregado os projetos..

 

Bom, acho que não em mesmo, ja procurei na internet alguma coisa mas não encontrei..

 

Felipe Floro..

Mensagem 6 de 10
f_santana
em resposta a: felipe.floro

Existe alguma informação repetida nestes xdata?
Tipo algum caractere especial (quanto mais carácteres melhor) algo que não seja utilizado em nenhum outro texto do projeto ou alguma quantidade especifica de carácteres?


Você achou uma postagem útil? Então fique à vontade para curtir essas postagens!
Sua pergunta obteve uma resposta que resolveu a duvida? Então clique no botão Aceitar Solução.


Fábio Santana
Architect | CAD/BIM Manager

EESignature

Mensagem 7 de 10
felipe.floro
em resposta a: f_santana

Olá Fábio Santana,

 

Não tem nenhum caractere especial, todos os campos que são preenchidos no xdata podem ser repedidos em outras partes do projeto, veja como é o xdata: (-3 ("Perfil" (1000 . "28H") (1000 . "L 75x5") (1000 . "75") (1000 . "5") (1000 . "1723") (1000 . "2") (1000 . "DA") (1000 . "3"))).

 

 

Agradecido,

 

Felipe Floro..

 

Mensagem 8 de 10
f_santana
em resposta a: felipe.floro

então, voce conhece o comando UNDEFINE do AutoCAD

com ele podemos "remover" um comando nativo e "substituir" por outro nosso

 

no seu caso especifico "removeria" os comandos de edição de texto e forçaria uma verificação antes de executar o comando, neste verificação eu procuraria esta cadeia -3 com a definição "PERFIL". caso a busca seja positiva o camando de edição seria anulado ou voce já direciona para a sua rotina que deve editar este texto

eu sempre faço isso para garantir padronização nos escritorios onde trabalho, olha o exemplo


  (vl-cmdf "_.UNDEFINE" "_TEXT")
  (vl-cmdf "_.UNDEFINE" "_DTEXT")
  (vl-cmdf "_.UNDEFINE" "_MTEXT")

 

  (defun _multexto (uso-marchi / int just_ pt1 pt2)
    (setq int 1)
    (esc)
    (load (strcat (getenv "_Rotinas") "normografo"))
    (normografo uso-marchi)
    (if (equal just_m nil)
      (setq just_m  "TL"
            just_   just_m
      )
      (setq just_ just_m)
    )
    (initget "TL TC TR ML MC MR BL BC BR")
    (setq just_m (getkword (strcat "\n\tEnter an option [TL/TC/TR/ML/MC/MR/BL/BC/BR] <" just_m "> :")))
    (if (equal just_m nil)
      (setq just_m just_)
    )
    (initdia)
    (vl-cmdf "_.mtext" pause "Justify" just_m pause "")
    (princ)
  )

 

  (defun _texto (uso-marchi / int just_)
    (setq int 1) 
    (esc)
    (load (strcat (getenv "_Rotinas") "normografo"))
    (normografo uso-marchi)
    (if (equal just nil)
      (setq just  "Left"
            just_ just
      )
      (setq just_ just)
    )
    (initget "Align Fit Center Middle Right Left TL TC TR ML MC MR BL BC BR")
    (setq just (getkword (strcat "\n\tEnter an option [Align/Fit/Center/Middle/Right/Left/TL/TC/TR/ML/MC/MR/BL/BC/BR] <" just "> :"))
          pt1  (getpoint "\n\tSpecify start point of text :")
    )
    (if (equal just nil)
      (if (equal (setq just just_) "Left")
        (vl-cmdf "_.text" pt1 "")
        (vl-cmdf "_.text" "_Justify" just pt1 "")
      )
      (if (equal just "Left")
        (vl-cmdf "_.text" pt1 "")
        (vl-cmdf "_.text" "_Justify" just pt1 "")
      )
    )
    (princ)
  )

 

  (defun c:text (/) (_texto nil) (princ))
  (defun c:dtext (/) (_texto nil) (princ))
  (defun c:mtext (/) (_multexto nil) (princ))

 

entendeu?


Você achou uma postagem útil? Então fique à vontade para curtir essas postagens!
Sua pergunta obteve uma resposta que resolveu a duvida? Então clique no botão Aceitar Solução.


Fábio Santana
Architect | CAD/BIM Manager

EESignature

Mensagem 9 de 10
felipe.floro
em resposta a: f_santana

Valeu Fábio Santana, era isso mesmo que precisava..

 

Felipe Floro.

Mensagem 10 de 10
hmsilva
em resposta a: f_santana

Fábio,

 

o 'UNDEFINE' é uma boa ideia e poderá ser uma boa solução para o problema do Filipe.

 

Contudo temos que ter em conta que todas as ferramentas costumizadas que existam e que chamem o comando 'undefined' com um . (ponto) antes do nome do comando, ou entrando o nome do comando antecedido com um ponto, continuam a fazer correr o comando 'undefined'.

 

Mas mais uma vez, é uma excelente ideia.

 

Henrique

EESignature

Não encontrou o que está procurando? Pergunte à comunidade ou compartilhe seu conhecimento.

Postar nos fóruns  

Autodesk Design & Make Report