Comunidade
AutoCAD - Português
Bem vindo ao Forum de AutoCAD da Autodesk. Compartilhe seu conhecimento, faça perguntas e explore os tópicos mais populares de AutoCAD.
cancelar
Mostrando resultados para 
Mostrar  apenas  | Pesquisar então 
Você quer dizer: 

Atributo de bloco envolvido por retângulo

14 RESPOSTAS 14
SOLUCIONADO
Responder
Mensagem 1 de 15
MarceloStrehlow
1702 Exibições, 14 Respostas

Atributo de bloco envolvido por retângulo

Boa Noite Pessoal!

Aprendi como fazer para rotacionar um bloco atributado sem rotacionar o atributo e agora surgiu outra coisa que pode agilizar e muito em meus projetos.

Tem como deixar este atributo envolvido por um retângulo?
A questão é que o retângulo teria que variar automaticamente conforme o tamanho do texto do atributo, sendo que o tamanho da fonte é fixa e o texto tem somente uma linha. Na verdade só vai mudar a quantidade de caracteres...

O arquivo atributado de exemplo está anexo.

Abraço!
Marcelo S

14 RESPOSTAS 14
Mensagem 2 de 15
f_santana
em resposta a: MarceloStrehlow

como você pretende usar este retangulo?


Você achou uma postagem útil? Então fique à vontade para curtir essas postagens!
Sua pergunta obteve uma resposta que resolveu a duvida? Então clique no botão Aceitar Solução.


Fábio Santana
Architect | CAD/BIM Manager

EESignature

Mensagem 3 de 15

Boa Noite!

 

Na verdade a utilidade do retângulo é somente para destacar o atributo/texto na plotagem.

 

Hoje eu utilizo um MTexto e o Enclose Text with Object do Express Tools mas desta forma fica muito manual.

 

A idéia é que esse retângulo fique como uma borda no texto e que conforme a quantidade de caracteres se ajuste.

 

Obrigado pelo retorno!

 

Abraço!

Marcelo S

Mensagem 4 de 15
KLUG-TICIANO
em resposta a: MarceloStrehlow

Marcelo

No anexo apresento o que parece ser o que procura resolver. Parece-me ser detalhamento de placa de circuito impresso.Não sei...

 

Só vejo a seguinte forma de resolver o seu problema, a saber, e por programação:

a) inserir o bloco;

b) rotacionar ou não;

c) inserir as caracteristicas textuais;

d) rodar uma macro (a desenvolver). Esta macro pode ser rodada uma única vez, ao final, mas com alguns incovenientes, ficando o texto superposto (escondido) por objetos do bloco;

e) esta macro adequa o retangulo (já existente em volta do texto) ao redor do mesmo, redimensionando e deixando-o na "horizontal", facilitando a leitura dos textos e busca do componente na Lista de Material;

f) esta macro cria um novo bloco, conforme o ítem "e", com um nome semelhante ao anterior, com um sufixo diferente;

g)Todos os blocos semelhantes (a menos do sufixo) depois podem ser listados para contagem do material;

 

 Favor confirmar.se a finalidade é mais ou menos esta.

 

Seria interessante que o desenho enviado como referência tivesse outros tipos de blocos iguais inseridos no desenho, rotacionados e com os textos na posição desejada. Seria mais fácil de entender a necessidade.

 

Quais são os graus posíveis para rotacionar os blocos? Pode ser mais prático ter uma biblioteca com os diversos blocos já rotacionados, como os blocos de portas, porta a esquerda, porta a direita, etc...

 

A meu ver a solução por macro demanda tempo para um caso muito particular.

 

É essencial este desenvolvimento?

 

Ticiano

============================================================================

 

Mensagem 5 de 15

     Boa Noite!

 

Nossa, que show de explicação, mas como sou leigo não entendi muito bem.

 

Vamos ver se consigo ajudar. Anexei outro arquivo com os principais blocos que utilizo e os textos.

 

Hoje eu utilizo um MTexto e o Enclse Text with Object do Express Tools. Queria colocar o MTexto como atributo do bloco, assim como seu número de identificação, porém se o fizer, não consigo utilizar o comando Enclose no atributo texto do bloco.

Se tivesse um jeito de utilizar este comando no atributo texto e depois extrair os dados destes atributos já ajudaria.

 

Os blocos e os atributos textos podem ter qualquer rotação de 0 a 360º.

 

Não quero tomar o tempo de vocês. Se puderem ajudar agradeço mas não é caso de vida ou morte.

 

Obrigado pela agilidade e disposição!

 

Att

Marcelo S

Mensagem 6 de 15
f_santana
em resposta a: MarceloStrehlow

então, não seria mais simples utilizar um atributo MTEXT e configurar um BACKGROUND em alguma cor como no arquivo que stou enviando para nesta resposta?

 

do contrario só por programação mesmo


Você achou uma postagem útil? Então fique à vontade para curtir essas postagens!
Sua pergunta obteve uma resposta que resolveu a duvida? Então clique no botão Aceitar Solução.


Fábio Santana
Architect | CAD/BIM Manager

EESignature

Mensagem 7 de 15

     Boa Noite!

 

   Seria uma solução perfeita se tivesse como configurar somente para a borda e não a caixa de texto toda preenchida. Será que existe algum jeito de fazer isso?

 

Mas acho que já incomodei bastante pra uma pergunta. hehehe

 

Obrigado!

Abraço!

Marcelo S

Mensagem 8 de 15
KLUG-TICIANO
em resposta a: MarceloStrehlow

Marcelo

 

Boa noite.

 

Trabalhamos com isto.

 

A sua dúvida, quando alcançamos a solução adequada, pode abrir caminho para outros problemas que porventura encontramos no dia a dia.

 

Concordo com a solução sugerida pelo Fábio Santana. Estou desenvolvendo em parte por este caminho.

 

Agora, a bem da verdade, a sugestão dele só foi possivel após o envio de diversos blocos locados em diferentes posições, Eu imaginava deixar todos os textos na "horizontal", o que não é o caso.

 

Quando dei o comando de envio de meu primeiro roteiro eu ainda desconhecia o "post" imediatamente anterior, pois demorou para ser "distribuido",

 

O ponto de partida para qualquer solução ´conhecer o problema como um todo e estruturar bem a solução do mesmo para depois partir para o desenvolvimento.

 

Até breve.

 

Ticiano - 19:33 horas

=================================================

Mensagem 9 de 15

     Obrigado Ticiano!

 

Desculpe não ter enviado os blocos antes e a demora na resposta.

 

Agradeço a atenção!

 

Abraço

Marcelo S

Mensagem 10 de 15
f_santana
em resposta a: MarceloStrehlow

Ticiano, na verdade só abri o primeiro arquivo enviado pelo Marcelo

 

Marcelo s enão for desta forma, que seria automatica a outra solução seria voce inserir o retangulo no bloco e parametrizar ele


Você achou uma postagem útil? Então fique à vontade para curtir essas postagens!
Sua pergunta obteve uma resposta que resolveu a duvida? Então clique no botão Aceitar Solução.


Fábio Santana
Architect | CAD/BIM Manager

EESignature

Mensagem 11 de 15

     Muito boa ideia Fábio!

 

   Inseri o retângulo no bloco e os parâmetros, funcionou bem.

 

   Mas por acaso, tem como colocar uma restrição ou algo assim para ajustar o retângulo de acordo com o texto?

 

Abraço!

Marcelo S

Mensagem 12 de 15
KLUG-TICIANO
em resposta a: MarceloStrehlow

Marcelo

 

Boa noite, bom dia (00:55)

 

Roteiro

a) Em anexo dwg com dois blocos (um circulo e um retangulo para facilitar);

b) macro para utilização;

c) descompactar o arquivo zip e salvar o mesmo em uma pasta;

d) instalar com o auto-cad aberto e comando "ALT + F8"; "vba manager"; "load" (buscando a macro na pasta definida), etc...

e) abrir o anexo dwg, para familiarização;

f) dar o comando de inserir bloco, um dos dois;

g) dar enter ao final;

h) clicar o botão direito do mouse;

i) inserir a altura do texto, neste caso valor próximo de 100;

j) inserior a folga que quer ao redor do texto, no caso é a altura do texto dividido por 3 (automático), mas pode ser alterado;

k) inserir o texto desejado;

l) definir o ponto de inserção. Caso queira crie no bloco um ponto de referência mas visível. Tecle enter;

m) caso queira inserior inserir outro texto próximo a este bloco entre com o texto no lugar do texto "defult", "sair da macro;

n) repita para quantos textos quiser;

o) ao prencher todos os rtextos do presente bloco, tecke enter ao aparecer o texto "defult". Ele é usado para terminar os textos de cada bloco;

p) Insira outro texto e volte para o ítem "l";

q) as alturas e folgas da moldura são memorizadas para as inserções de texto em andamento, mas podem ser alteradas;

 

Falta concluir a transferência dos nomes dos blocos e textos incluidos para o excel, o que é feito passo a passo com a inserção dos textos, sendo a planilha acessada a qualquer momento.

 

Uma outra variação é preencher todos os textos, individualmente, de um documentos em uma determinada "janela" com retangulos, não importando se estão inclinados ou não, atributos ou não. Automaticamente.

 

A solução, paliativa, para documentos já executados com bloco e atributos elaborarei depois.

 

Existem particularidades que as vezes eu não consifo enxergar.

 

Em poucos casos (texto editado) precisaremos fazer o retangulo manualmente, com o comando enclose objeto.

 

Será que deste jeito estou podendo ajudar?

 

Caso o uso seja na maior parte com o documento impresso,  não existe problema se o texto faz, ou não, parte do bloco.

 

Até breve.

 

Ticiano

==============================================================================

 

Mensagem 13 de 15
KLUG-TICIANO
em resposta a: KLUG-TICIANO

Marcelo

 

Boa noite, bom dia (01:20)

 

Esta  solução trabalha com documentos que já tem os blocos inseridos e com os atributos. 

 

Uma boa prática é ter dois arquivos, um original e o outro para impressão, que é o trabalhado com a macro.

 

Salve o "DOC ORIGINAL" com outro nome e teste com o mesmo.

 

Roteiro

a) Em anexo 2 doc dwg com diverso blocos (um doc original e outro após trabalhado);

b) Macro para utilização;

c) Descompactar o arquivo zip e salvar o mesmo em uma pasta;

d) Instalar com o auto-cad aberto e comando "ALT + F8"; "vba manager"; "load" (buscando a macro na pasta definida), etc...

e) Abrir o anexo dwg original para ver o doc a ser trabalhado. Abrir o doc "TRABALHADO" para ver o resultado final;

 

f) Explodir os blocos que serão trabalhados, em grupo, sem perder os atributos inseridos (falta melhorar esta parte);

 

g) Rodar a macro "TEXTO_MOLDURA_AUT";

h) Inserir na caixa de texto um fator para a "moldura" ao redor do texto. Pode ser qualquer valor, mas será constante em todo o aplicativo;

i) Terminará automaticamente...

 

Uma variação é ter os textos na mesma posição mas ficando na "horizontal".

 

Caso o uso seja na maior parte com o documento impresso,  não existe problema se o texto faz, ou não, parte de bloco.

 

A solução apresentada anteriormente tem utilidade na elaboração de outros documentos.

 

A solução sem necessitar explodir os blocos fica para depois...

 

Ticiano

==============================================================================

Mensagem 14 de 15
KLUG-TICIANO
em resposta a: KLUG-TICIANO

Marcelo

 

Substtiuir macro anterior por esta.

 

Nesta temos a opção de deixar os textos na horizontal, conforme "post" anteriores, ou não.

 

Estou concluindo nova macro sem a necessidade de explodir os blocos.

 

Já usarei esta nova macro nos próximos projetos elétricos, na inserção de "materiais" (peças, unidades), tomando a decisão de deixar texto na horizontal ou não, caso a caso, sequencialmente com a inserção.

 

A listagem de material será automática.

 

Sua necessidade, como infornei anteriormente, abriu-me uma oportunidade.

 

Espero ter colaborado.

 

"FUI"!!!

 

Ticiano

ticianopa@hotmail.com

=====================================================================

Mensagem 15 de 15

     Nossa Ticiano e como colaborou!

 

Muito obrigado mesmo. Era isso que eu precisava. Vai facilitar muito no desenvolvimento.

 

Abração e bom trabalho!

 

Marcelo S

Não encontrou o que está procurando? Pergunte à comunidade ou compartilhe seu conhecimento.

Postar nos fóruns  

Autodesk Design & Make Report