Comunidade
AutoCAD - Português
Bem vindo ao Forum de AutoCAD da Autodesk. Compartilhe seu conhecimento, faça perguntas e explore os tópicos mais populares de AutoCAD.
cancelar
Mostrando resultados para 
Mostrar  apenas  | Pesquisar então 
Você quer dizer: 

Assunto relacionado com layers

19 RESPOSTAS 19
SOLUCIONADO
Responder
Mensagem 1 de 20
EduardoCAD2013
1441 Exibições, 19 Respostas

Assunto relacionado com layers

Bom dia,

  Sou iniciante no autocad, por isso me surjem várias dúvidas enquanto estou mechendo no mesmo. Atualmente estou trabalhando com a versão 2012, e queria saber algumas coisas:

1 - Gostaria de clicar em uma peça, e está peça e todas as outras que fazem parte do mesmo layer ficassem destacadas. Tem como ? Lembrando que estou falando em 3D.

2 - Ainda em 3D gostaria de clicar em um tubo por exemplo e aparecer o comprimento do mesmo, e mesmo que eu aumentar o tamanho dele, automaticamente aumenta na informação tambem.

3 - Se possivel tambem gostaria de clicar em uma peça e todo o resto do desenho ficar meio apagado. Sei que consigo fazer isso em 2D, mas gostaria de fazer em 3D.

 

OBS: Não sei se é possivel fazer esses comandos que quero, mas se alguem souber como fico desde já agradecido.

 

Obrigado.

19 RESPOSTAS 19
Mensagem 2 de 20
hmsilva
em resposta a: EduardoCAD2013

Olá eduardobonavigo, bem vindo aos forums da Autodesk!

 

Vou tentar responder ás tuas duvidas, só tenho um problema, não tenho nenhum AutoCAD em Portugues comigo, por isso os comandos são em Inglês...

 

1 - Gostaria de clicar em uma peça, e está peça e todas as outras que fazem parte do mesmo layer ficassem destacadas.

 

O comando que podes utilizar é o "_.LAYISO" e dentro deste "s" de "Settings" e escolher "Lock and fade" e a percentagem de fade, (como em 2D), e para voltar á situação original o comando "_.LAYUNISO"

 

2 - Ainda em 3D gostaria de clicar em um tubo por exemplo e aparecer o comprimento do mesmo, e mesmo que eu aumentar o tamanho dele, automaticamente aumenta na informação tambem.

 

A unica maneira que me ocorre de clicar um tubo e ver o comprimento do mesmo é, depois do tubo ficar selecionado, clica no botão do lado direito do rato, vai aparecer um menu e escolhe "Quik Properties" que vai aparecer o comprimento...

 

3 - Se possivel tambem gostaria de clicar em uma peça e todo o resto do desenho ficar meio apagado. Sei que consigo fazer isso em 2D, mas gostaria de fazer em 3D.

 

A solução é a mesma do ponto 1, mas é em relação ao Layer, não apenas a um objecto, em relação a um objecto podes esconder todos os outros utilizando o comando "_.ISOLATEOBJECTS" e para os fazer aprecer novamente o comando "_.UNISOLATEOBJECTS"...

 

Espero que ajude

Henrique

EESignature

Mensagem 3 de 20
EduardoCAD2013
em resposta a: hmsilva

Henrique,

   Muito Obrigado. Sua resposta foi de grande ajuda. Havia um certo tempo que eu estava atrás destas respostas. Obrigado mesmo.Smiley feliz

 

Eduardo

 

Mensagem 4 de 20
hmsilva
em resposta a: EduardoCAD2013

Fico feliz por ter podido ajudar  Smiley feliz

 

Henrique

EESignature

Mensagem 5 de 20
EduardoCAD2013
em resposta a: hmsilva

Henrique,

  Teria mais umas pergunta em relação ao 3D.

1 - Consigo unir varias peças mesmo elas tando longe umas das outras ?

2 - Referente à pergunta feita no tópico anterior ( Gostaria de clicar em uma peça, e está peça e todas as outras que fazem parte do mesmo layer ficassem destacadas )  - Existe uma forma de fazer com que estás peças que fazem parte do layer ficarem mais destacadas ? Ou que ficassem com mais ZOOM por exemplo.

Obrigado. 

Mensagem 6 de 20
hmsilva
em resposta a: EduardoCAD2013

Eduardo,

 

1 - Consigo unir varias peças mesmo elas tando longe umas das outras ?

 

O comando "_.UNION" une vários sólidos em um unico, mesmo afastados...

 

2 - Referente à pergunta feita no tópico anterior ( Gostaria de clicar em uma peça, e está peça e todas as outras que fazem parte do mesmo layer ficassem destacadas )  - Existe uma forma de fazer com que estás peças que fazem parte do layer ficarem mais destacadas ? Ou que ficassem com mais ZOOM por exemplo.

 

Com o comando "_:LAYISO" e controlando o "Fade" conseguimos que todos os objectos que não pertencem ao layer do objecto selecionado fiquem mais esbatidos...

Quanto ao zoom, existe dentro do comando zoom, a opção "Object" que faz zoom ao objecto selecionado...

 

Espero que ajude

Henrique

EESignature

Mensagem 7 de 20

Bom dia Henrique,

  Referente à está pergunta feita por mim ontem: (Ainda em 3D gostaria de clicar em um tubo por exemplo e aparecer o comprimento do mesmo, e mesmo que eu aumentar o tamanho dele, automaticamente aumenta na informação tambem.Eu não consegui achar em Quick Properties à opção de ver o comprimento da peça. Se possivel o diâmetro tambem. Lembrando que meu CAD é em ingles e 2012.

 Gostaria de saber tambem se consigo colocar uma peça 3D, em vários layers diferentes.

 

Obrigado,

 

Eduardo.

 

Mensagem 8 de 20
hmsilva
em resposta a: EduardoCAD2013

Olá Eduardo, bom dia

 

A mesma peça (um unico solido) em layers diferentes, não...

É possivel cores diferentes, utilizando filtros de seleção, selecionando uma face e modificar a cor...

 

Os "tubos", se forem formas primitivas, não circulos extrudidos, é possivel ver o raio e o comprimento,

Q_Prop.png

isto é configurado do CUI, seleciona a peça, botão do lado direito do rato, Quick Properties, coloca o rato na barra lateral do QP e botão lado direito, click e aparece outo menu, no fim Customize e a parece o CUI aberto no sitio correcto, é só abilitar as propriedades pertendidas...

CUI_1.PNG

 

Espero que ajude

Henrique

EESignature

Mensagem 9 de 20
EduardoCAD2013
em resposta a: hmsilva

Henrique,

 

Consigo criar um tubo primitivo porém ôco. Como se fosse um tubo de PVC por exemplo ?

Mensagem 10 de 20
hmsilva
em resposta a: EduardoCAD2013

Não, solidos primitivos parecido com um tubo só o cilindro...
Assim que se utiliza os comandos UNION ou SUBTRACT em mais que um solido, ele passa a ser reconhecido pelo programa como simples 3DSolid...

Henrique

EESignature

Mensagem 11 de 20

Bom dia Henrique,

Desculpe te encomodar denovo, más tenho mais algumas dúvidas com autocad 3D.

1 - Eu teria que apresentar um projeto de uma planta em 3D, gostaria de apresentar a parte interna da planta, porém sem excluir a parte externa, más algumas partes da parte externa ficam na frente da parte interna. Teria como deixar estas partes um pouco transparente ? Eu consegui aqui alterando o material para vidro. Teria como, sem alterar o material ? Lembrando que preciso apresentar em LAYOUT.

Qualquer coisa me adicione no meu email: eduardobonavigo@hotmail.com

Desde já agradeço pela atenção,

 

Eduardo

Mensagem 12 de 20
hmsilva
em resposta a: EduardoCAD2013


EduardoCAD2013 escreveu:
...

 

1 - Eu teria que apresentar um projeto de uma planta em 3D, gostaria de apresentar a parte interna da planta, porém sem excluir a parte externa, más algumas partes da parte externa ficam na frente da parte interna. Teria como deixar estas partes um pouco transparente ? Eu consegui aqui alterando o material para vidro. Teria como, sem alterar o material ? Lembrando que preciso apresentar em LAYOUT.

...


Olá Eduardo,

uma apresentação 3D tem que ser construida  a pensar no que queremos apresentar.

Ser apresentada no Layout, ou no Model, pouca diferença faz, o que é fundamental é saber como é apresentada, se é com um Visual Style, se é um Render, etc..

Se for um Render, eu costumo criar uma img, e em seguida insiro no model e apresento no Layout...

Quanto a deixar objectos transparentes, pode ser através de um layer com transparencia, um objecto com transparencia (alterando as propriedades deste) ou atribuindo um material com transparencia... tudo depende do que queremos apresentar e do modo de apresentar...

 

Henrique

 

EESignature

Mensagem 13 de 20
EduardoCAD2013
em resposta a: hmsilva

Henrique,

  Como faço para mudar a transparencia de um layer, tem algumas condições para ela mudar ? Porque eu vou em LAYER, e mudo mas no desenho nao muda.

Obrigado,

Eduardo

Mensagem 14 de 20
hmsilva
em resposta a: EduardoCAD2013

Na linha de comandos:

TRANSPARENCYDISPLAY = 1

 

Henrique

EESignature

Mensagem 15 de 20
EduardoCAD2013
em resposta a: hmsilva

Henrique,

Quando vou salvar meu arquivo em PDF, as peças que deixei transparentes ficam normais quenem as outras. Como faço para deixar elas transparentes assim como estão no CAD ?

Obrigado

Eduardo

Mensagem 16 de 20
hmsilva
em resposta a: EduardoCAD2013


EduardoCAD2013 escreveu:

...

Quando vou salvar meu arquivo em PDF, as peças que deixei transparentes ficam normais quenem as outras. Como faço para deixar elas transparentes assim como estão no CAD ?

...


Eduardo,

talvez ablitando o plot com transparencias na plotagem...

plot__.PNG

 

Henrique

EESignature

Mensagem 17 de 20

Bom dia Henrique,

 

Consigo renderizar um desenho em 3D, e que fica as trasnparencias nas peças ?

 

Eduardo

Mensagem 18 de 20
hmsilva
em resposta a: EduardoCAD2013

Bom dia Eduardo,

para se obter transparencia num render, é necessário atribuir aos objectos um material com transparencia, tipo vidro, ou outro que se crie e se atribua um valor de transparencia...

 

Henrique

EESignature

Mensagem 19 de 20

Bom dia  Henrique,

Amigo, precisaria uma ajuda sua com cortes no auto cad.

Eu precisaria fazer um corte porém em curvas. Mas so consigo executar um cortes com o comando SLICE e em linha reta apenas. Como faço para fazer um corte com curvas ?

Obrigado 

Eduardo

Mensagem 20 de 20
hmsilva
em resposta a: EduardoCAD2013

Olá Eduardo, bom dia.

 

O commando SLICE, permite utilizar objectos 3D "como objecto de corte"  as SURFACES  incluindo as NURBSURFACES (Splines extrudidas), objecto que eu utilizo por sistema quando necessito de cortar objectos em curva.

 

Espero que ajude

Henrique

EESignature

Não encontrou o que está procurando? Pergunte à comunidade ou compartilhe seu conhecimento.

Postar nos fóruns  

Autodesk Design & Make Report