AutoCAD Plant 3D Forum
Welcome to Autodesk’s AutoCAD Plant 3D Forums. Share your knowledge, ask questions, and explore popular AutoCAD Plant 3D topics.
cancel
Showing results for 
Show  only  | Search instead for 
Did you mean: 

ISO Dimensions problems

5 REPLIES 5
Reply
Message 1 of 6
Gabriel.N
680 Views, 5 Replies

ISO Dimensions problems

Hi,

 

I have three situations with dimensions with which I need help.

1: You are marking the Arrow flow direction.

2: When an isometric break into two or more, the the last dimension is made in the weld and not in the connection vertex.

 

3: Please take a look in the second printscreen.

 

 

Gabriel Nogueira.

5 REPLIES 5
Message 2 of 6
Adelson.Soares
in reply to: Gabriel.N

Olá ... Vou responder em português, pois vi que você deve ser do Brasil também ...
- Já entrou dentro do project setup?
Na árvore, você deverá ir até a opção "Isometric DWG settings"
Expanda essa opção e entre dentro de "Themes"
Clicando em "themes" voce verá no alto o tema escolhido (se não criou um novo estará como "Default"
E abaixo terão algumas opções de dimensionamento:
"Dimension Types": "end-to-end" / "String" / "Locating"

No SEU caso, não sei se você criou um estilo de isométrico novo, mas acredito que algumas opções em Miscellaneous estejam ligadas.

Faz um teste aí ... liga e desliga algumas delas e veja se funciona!

Abraço!

 

Isometric Settings.gif

Message 3 of 6
Gabriel.N
in reply to: Adelson.Soares

Caro Adelson,

 

Obrigado pela sua resposta, consegui resolver a primeira questão, a indicação de sentido de fluxo. Desabilitei a Miscellaneous Fittings.

 

O problema com a cota de continuação do Isométrico e a PSV, não consegui solucionar.

 

[English]

Adelson,

 

Thanks for your reply,

I was able to fix the first question, the indication of flow direction. I disabled the Miscellaneous Fittings.

 

I could not solve the problem with the isometric split dimension and PSV dimension.

 

 

Gabriel Nogueira.

Message 4 of 6
Adelson.Soares
in reply to: Gabriel.N

Fala Gabriel ...

 

Observando seus anexos, tenho algumas considerações referentes a questão do SPLIT POINT nos isométricos:

 

No anexo ISO COTAS.png seu split point é num Fitting (Tee)

 

No anexo ISO COTAS 2.png seu split point é num bocal ou flange (E-6011-F-2-2)

 

Aqui vai uma reflexão sobre o sistema de dimensionamento:

 

Lá onde te mostrei em "Themes" tem as 3 opções:

 

"end to end" - do início (que na verdade é end tb) ao final do spool (end) que está extraindo

 

"string" - cotas de equipamentos e derivações pelo meio do spool

 

"locating" - cota para pontos onde tem emendas no spool (soldas, uniões, etc)

 

Pois bem, se deixarmos os 3 ligados na extração do isométrico ele entenderá que tem que cotar tudo o que pediu para cotar, e no seu caso, devido aos split points nesses isométricos essas cotas ingratas aparecerão.

 

no caso da PSV tem um nível acima de "Themes" no project setup chamado "Dimensions". Note que ali você configura as propriedades de cotas para as válvulas. Sua PSV está neste meio ....

 

Portanto se pedir para cotar a Valvula pelo flange, pelo centro, e deixar as 3 opções ligadas, ele cotará desta maneira mesmo ...

 

Dimensions.gif

 

Quanto à cota que ele interrompe na solda do Tee, eu acredito que o software prefira interromper ali e mostrar no fluxograma seguinte apenas um ponto de conexão (continuação deste Tee) do que mostrar dois pontos na próxima linha.

Ali é o End to end do seu arquivo ...

Creio que para mostrar a dimensão no Tee (centro) voce deve aumentar o "Level of congestion to split Iso at"

 

Default Settings.gif

 

Aqui também você pode definir quais tipos de cotas quer nas 3 opções ... bem como adionar Propriedades (não sei ao certo pois não testei, mas acho que consegue extender a cota até o ponto que precisa)

 

Teste aí e veja se melhora o resultado

(desculpas pelo post extenso)

 

Abraço,

Message 5 of 6
Gabriel.N
in reply to: Adelson.Soares

Caro Adelson,

 

Obrigado pela ajuda.

 

Tentei várias opções, mas ainda não consegui fazer sair certo.

Minha versão é a 2013, e ela não tem tantas opções na tela.

 

Veja a imagem da minha configuração.

 

[English]

No success with questions 2 and 3 yet.
I appreciate any help.

 

 

Att.

Gabriel Nogueira

Message 6 of 6
Adelson.Soares
in reply to: Gabriel.N

Por nada Gabriel,

 

 

Não tinha prestado atenção em qual versão você está utilizando.

Tem uma solução mais avançada: dentro help (F1) do Plant3D (não sei se terá para o 2013):

Você pode entrar nas configurações XML dentro da pasta onde gerará os isométricos, e editar os códigos dentro deste arquivo.

 

olhe o seguinte documento (esse é o suporte on line da autodesk):

 

http://knowledge.autodesk.com/support/autocad-plant-3d/learn-explore/caas/documentation/PLNT3D/2013/...

 

Aí dentro tem algumas configurações que você poderá explorar para melhorar seus isométricos.

 

 

Abraço,

Can't find what you're looking for? Ask the community or share your knowledge.

Post to forums  

Autodesk Design & Make Report

”Boost