Comunidade
Inventor & MFG - Português
Compartilhe seu conhecimento, faça perguntas colabore com ideias e explore os tópicos mais populares de Inventor.
cancelar
Mostrando resultados para 
Mostrar  apenas  | Pesquisar então 
Você quer dizer: 

Engrenagem cônica helicoidal.

15 RESPOSTAS 15
Responder
Mensagem 1 de 16
bewaszak
2970 Exibições, 15 Respostas

Engrenagem cônica helicoidal.

Boa tarde, 

 

Estou com um problema e gostaria de pedir a ajuda para uma possível solução.

Estou tentando fazer um par de engrenagens conicas helicoidais, porém, como reparei no inventor, no design accelerator a variação de ângulo entre os eixos deve estar contida em um valor de 1° até 120°. Preciso desenhar as engrenagens com um ângulo de 135º, a pergunta é: Isso é possível? Se sim, como?

 

Att: Bernardo W.

15 RESPOSTAS 15
Mensagem 2 de 16
Crstiano
em resposta a: bewaszak

Olá Bernando, Favor me passe os dados que você deseja inserir. Pode ser um Print dos campos preenchidos direto na tela do inventor.
Cristiano Oliveira
Developer Addins | Consultant CAD/PLM | CAD Manager
https://www.ConsultCAD.com/


Did you find this post helpful? Feel free to Like this post.
Did your question get successfully answered? Then click on the ACCEPT SOLUTION button.

Mensagem 3 de 16
bewaszak
em resposta a: bewaszak

Olá, segue imagem dos dados. No exemplo coloco com um ângulo de 135° (não permitido) e um de 120º (permitido)

 

Grato

Bernardo W.

Mensagem 4 de 16
Crstiano
em resposta a: bewaszak

Bernardo,
Encontrei a mesma limitação para o angulo de 120°.
Pergunto: Seu trabalho é voltado ao desenvolvimento deste tipo de mecanismo? Ou é apenas representação em um projeto de outro componente ou maquina?

Att.
Cristiano Oliveira
Developer Addins | Consultant CAD/PLM | CAD Manager
https://www.ConsultCAD.com/


Did you find this post helpful? Feel free to Like this post.
Did your question get successfully answered? Then click on the ACCEPT SOLUTION button.

Mensagem 5 de 16
bewaszak
em resposta a: Crstiano

Estou só fazendo estas peças para reposição em uma máquina que está parada por que as suas engrenagens estragaram. Pelo visto terei que mandar fabricar fora, em algum lugar mais especializado.

Mensagem 6 de 16
Crstiano
em resposta a: bewaszak

Lhe perguntei bem por isso mesmo, caso você fosse desenvolvedor de tal tecnologia, eu poderia entrar em contato com os Eng. de Produto do Inventor e verificar o caso. Ainda acho valido fazer isso.

Mas para você que tem todos os dados e apenas quer representar o modelo( vale lembrar que muitas coisas são apenas representação), não vejo problemas em manter outro angulo e informar o angulo correto no desenho. (WORKAROUND) ehehehe Mas é o que tem.

Se eu puder ajudar em algo e só postar.
Cristiano Oliveira
Developer Addins | Consultant CAD/PLM | CAD Manager
https://www.ConsultCAD.com/


Did you find this post helpful? Feel free to Like this post.
Did your question get successfully answered? Then click on the ACCEPT SOLUTION button.

Mensagem 7 de 16
bewaszak
em resposta a: Crstiano

É, concordo. Vou seguir a sua dica.

 

Obrigado pela atenção.

Mensagem 8 de 16
venicio
em resposta a: bewaszak

Boa noite Bernado e Cristiano,

 

Desculpe participar desta discussão, porém Bernardo, seria possivel voce inserir uma imagem real desta engrenagem ?

Outra dúvida, em que tipo de máquina vai montado estas engrenagens ? Esta sua engrenegem, possui os dentes realmente helicoidais ?

Trabalho com projetos e desenhos de engrenagens faz um bom tempo , e praticamente em se falando de engrenagens conicas, existem 3 tipos básicos de dente.

1 - Engrenagem conica de dentes retos

2 - Engrenagem conica com dentes inclinados ( helicoidal )

3 - Engrenagem conica com dentes espiral.

Quanto as engrenagens com dentes espiral, voce têm como os principais tipos mais usados os sistemas Gleason (americano) , Klingelnberg (alemão) e Oerlikon.

Quanto a este angulo de engrenamento que voce comenta, te confesso, nunca vi. Não sei nem se existem máquinas fresadoras no Brasil que façam este tipo de usinagem a 135º.

Se puder, visite o site : http://www.mitcalc.com/doc/gear2/help/en/gear2.htm

Abaixo algumas imagens dos tipos de dentes.

 

image 001.jpg

image 002.jpg

image 003.jpg

 

Abraço,

 

Venicio

Mensagem 9 de 16
venicio
em resposta a: bewaszak

Bernardo,

 

É isto mesmo 135º ?

 

1354 graus.jpg

Mensagem 10 de 16
bewaszak
em resposta a: bewaszak

Boa noite,
Sim, poderei enviar uma foto das engrenagens amanhã. Fui checar hoje novamente a posição das engrenagens, porém a máquina já tinha sido desmontada, mas o pessoal da manutenção me confirmou que a montagem da mesma é a 135°. Creio que talvez seja um caso especial, vou conversar com o meu pai, que trabalha há muito tempo com engrenagens para ver se isso é possível.
Agradeço a atenção, boa noite
Mensagem 11 de 16
bewaszak
em resposta a: bewaszak

Bom dia, 

Olhando melhor as engrenagens, reparei que, talvez, os dentes delas sejam em espiras.

Segue em anexo foto das engrenagens reais.

 

Mensagem 12 de 16
venicio
em resposta a: bewaszak

Bom dia Bernardo.

 

Realmente a engrenagem me parece engrenar a 135º e seus dentes são em espiral.

Voce esqueceu de informar que tipo de maquina trabaha esta engrenagem , como tambem o país de origem deste equipamento, pois dependendo, voce deve fazer os cálculos utilizando as formulas do sistema Gleason , Klingelnberg ou Oerlikon.

Se voce observar, os dentes no sistema Gleason começam grosso na sua parte externa e vai afinando para o centro da engrenagem. fig.(I)

Ja no sistema Klingelnberg, o dente é todo na mesma espessura, ou seja, paralelo. fig.(III)

Observe isto e me informe.

Att.

Venicio

 

perfil do dente.jpg

Mensagem 13 de 16
bewaszak
em resposta a: bewaszak

Estas engrenagens trabalham em uma fresadora, cuja marca é ZAYER e o país de origem é a Espanha.

 

Aparentemente os dentes são todos da mesma espessura, fazendo parte do sistema Klingelnberg.

Mensagem 14 de 16
venicio
em resposta a: bewaszak

Bernardo,

 

Sugiro que voce consulte a empresa USITEC em Contagem - BH - MG com especialidade na fabricação deste tipo de engrenagens.

Inclusive voce poderá questionalos sobre este angulo de engrenamento. A propria fresadora KLINGELNBERG faz todo o cálculo do engrenamento emitindo um boletim de dados.

Site da USITEC :  http://www.usitec.com.br/

Espero ter ajudado. Abraço.

Venicio

Mensagem 15 de 16
bewaszak
em resposta a: venicio

Ok, obrigado pela resposta. Vou agilizar com o pessoal aqui para uma possível consulta.

 

Obrigado pela ajuda e atenção. Abraço

Bernardo

Mensagem 16 de 16
venicio
em resposta a: bewaszak

Boa tarde Bernardo,

 

A empresa Fresadora Santana em São Paulo 011-3757-8434 , parece que fabrica estas engrenagens neste angulo.

Eles possuem uma maquina CNC para este tipo de fabricação conforme filme abaixo , ou seja usinado dente por dente com fresa propria.

http://www.youtube.com/watch?v=IgsWjXT2X4g

Abraço.

Venicio

Não encontrou o que está procurando? Pergunte à comunidade ou compartilhe seu conhecimento.

Postar nos fóruns