AutoCAD - Português

AutoCAD - Português

Responder
Active Member
MarceloStrehlow
Envios: 7
Mensagem 1 de 15 (341 Exibições)
Solução aceita

Atributo de bloco envolvido por retângulo

341 Exibições, 14 Respostas
07-01-2013 07:37 PM

Boa Noite Pessoal!

Aprendi como fazer para rotacionar um bloco atributado sem rotacionar o atributo e agora surgiu outra coisa que pode agilizar e muito em meus projetos.

Tem como deixar este atributo envolvido por um retângulo?
A questão é que o retângulo teria que variar automaticamente conforme o tamanho do texto do atributo, sendo que o tamanho da fonte é fixa e o texto tem somente uma linha. Na verdade só vai mudar a quantidade de caracteres...

O arquivo atributado de exemplo está anexo.

Abraço!
Marcelo S

*Expert Elite*
f_santana
Envios: 533
Mensagem 2 de 15 (325 Exibições)

Re: Atributo de bloco envolvido por retângulo

07-02-2013 07:29 AM em resposta a: MarceloStrehlow

como você pretende usar este retangulo?

- Marque a resposta que resolveu o seu problema como solução, isso ajuda os outros usuários em suas buscas;

- Utilize a ferramenta de pesquisa do fórum, a sua duvida já pode estar respondida.

Fábio Santana Send Fabio Santana a Private Message | Arquiteto | CAD/BIM Manager | fdscon.wordpress.com

Colaborador da Comunidade de Usuários Autodesk Brasil
Active Member
MarceloStrehlow
Mensagem 3 de 15 (318 Exibições)

07-02-2013 03:24 PM em resposta a: MarceloStrehlow

Boa Noite!

Na verdade a utilidade do retângulo é somente para destacar o atributo/texto na plotagem.

Hoje eu utilizo um MTexto e o Enclose Text with Object do Express Tools mas desta forma fica muito manual.

A idéia é que esse retângulo fique como uma borda no texto e que conforme a quantidade de caracteres se ajuste.

Obrigado pelo retorno!

Abraço!

Marcelo S

Active Contributor
KLUG-TICIANO
Envios: 29
Mensagem 4 de 15 (315 Exibições)

07-02-2013 03:56 PM em resposta a: MarceloStrehlow

Marcelo

No anexo apresento o que parece ser o que procura resolver. Parece-me ser detalhamento de placa de circuito impresso.Não sei...

Só vejo a seguinte forma de resolver o seu problema, a saber, e por programação:

a) inserir o bloco;

b) rotacionar ou não;

c) inserir as caracteristicas textuais;

d) rodar uma macro (a desenvolver). Esta macro pode ser rodada uma única vez, ao final, mas com alguns incovenientes, ficando o texto superposto (escondido) por objetos do bloco;

e) esta macro adequa o retangulo (já existente em volta do texto) ao redor do mesmo, redimensionando e deixando-o na "horizontal", facilitando a leitura dos textos e busca do componente na Lista de Material;

f) esta macro cria um novo bloco, conforme o ítem "e", com um nome semelhante ao anterior, com um sufixo diferente;

g)Todos os blocos semelhantes (a menos do sufixo) depois podem ser listados para contagem do material;

Favor confirmar.se a finalidade é mais ou menos esta.

Seria interessante que o desenho enviado como referência tivesse outros tipos de blocos iguais inseridos no desenho, rotacionados e com os textos na posição desejada. Seria mais fácil de entender a necessidade.

Quais são os graus posíveis para rotacionar os blocos? Pode ser mais prático ter uma biblioteca com os diversos blocos já rotacionados, como os blocos de portas, porta a esquerda, porta a direita, etc...

A meu ver a solução por macro demanda tempo para um caso muito particular.

É essencial este desenvolvimento?

Ticiano

============================================================================

Active Member
MarceloStrehlow
Mensagem 5 de 15 (307 Exibições)

07-02-2013 06:59 PM em resposta a: MarceloStrehlow

Boa Noite!

Nossa, que show de explicação, mas como sou leigo não entendi muito bem.

Vamos ver se consigo ajudar. Anexei outro arquivo com os principais blocos que utilizo e os textos.

Hoje eu utilizo um MTexto e o Enclse Text with Object do Express Tools. Queria colocar o MTexto como atributo do bloco, assim como seu número de identificação, porém se o fizer, não consigo utilizar o comando Enclose no atributo texto do bloco.

Se tivesse um jeito de utilizar este comando no atributo texto e depois extrair os dados destes atributos já ajudaria.

Os blocos e os atributos textos podem ter qualquer rotação de 0 a 360º.

Não quero tomar o tempo de vocês. Se puderem ajudar agradeço mas não é caso de vida ou morte.

Obrigado pela agilidade e disposição!

Att

Marcelo S

*Expert Elite*
f_santana
Mensagem 6 de 15 (296 Exibições)

07-03-2013 02:07 PM em resposta a: MarceloStrehlow

então, não seria mais simples utilizar um atributo MTEXT e configurar um BACKGROUND em alguma cor como no arquivo que stou enviando para nesta resposta?

do contrario só por programação mesmo

- Marque a resposta que resolveu o seu problema como solução, isso ajuda os outros usuários em suas buscas;

- Utilize a ferramenta de pesquisa do fórum, a sua duvida já pode estar respondida.

Fábio Santana Send Fabio Santana a Private Message | Arquiteto | CAD/BIM Manager | fdscon.wordpress.com

Active Member
MarceloStrehlow
Mensagem 7 de 15 (290 Exibições)

07-03-2013 03:09 PM em resposta a: MarceloStrehlow

Boa Noite!

Seria uma solução perfeita se tivesse como configurar somente para a borda e não a caixa de texto toda preenchida. Será que existe algum jeito de fazer isso?

Mas acho que já incomodei bastante pra uma pergunta. hehehe

Obrigado!

Abraço!

Marcelo S

Active Contributor
KLUG-TICIANO
Envios: 29
Mensagem 8 de 15 (287 Exibições)

07-03-2013 03:33 PM em resposta a: MarceloStrehlow

Marcelo

Boa noite.

Trabalhamos com isto.

A sua dúvida, quando alcançamos a solução adequada, pode abrir caminho para outros problemas que porventura encontramos no dia a dia.

Concordo com a solução sugerida pelo Fábio Santana. Estou desenvolvendo em parte por este caminho.

Agora, a bem da verdade, a sugestão dele só foi possivel após o envio de diversos blocos locados em diferentes posições, Eu imaginava deixar todos os textos na "horizontal", o que não é o caso.

Quando dei o comando de envio de meu primeiro roteiro eu ainda desconhecia o "post" imediatamente anterior, pois demorou para ser "distribuido",

O ponto de partida para qualquer solução ´conhecer o problema como um todo e estruturar bem a solução do mesmo para depois partir para o desenvolvimento.

Até breve.

Ticiano - 19:33 horas

=================================================

Active Member
MarceloStrehlow
Mensagem 9 de 15 (281 Exibições)

07-03-2013 05:24 PM em resposta a: MarceloStrehlow

Obrigado Ticiano!

Desculpe não ter enviado os blocos antes e a demora na resposta.

Agradeço a atenção!

Abraço

Marcelo S

*Expert Elite*
f_santana
Mensagem 10 de 15 (274 Exibições)

07-04-2013 06:11 AM em resposta a: MarceloStrehlow

Ticiano, na verdade só abri o primeiro arquivo enviado pelo Marcelo

Marcelo s enão for desta forma, que seria automatica a outra solução seria voce inserir o retangulo no bloco e parametrizar ele

You are not logged in.

Faça login no seu perfil de acesso para perguntar e responder questões, compartilhar ideias e muito mais. Não se inscreveu ainda? Registrar

Comunicados
Are you familiar with the Autodesk Expert Elites? The Expert Elite program is made up of customers that help other customers by sharing knowledge and exemplifying an engaging style of collaboration. To learn more, please visit our Expert Elite website.

Need installation help?

Start with some of our most frequented solutions to get help installing your software.

Pergunte a Comunidade