Comunidade
Civil 3D & InfraWorks - Português
Compartilhe seu conhecimento, faça perguntas colabore com ideias e explore os tópicos mais populares de Civil 3D e Infraworks.
cancelar
Mostrando resultados para 
Mostrar  apenas  | Pesquisar então 
Você quer dizer: 

Corredor x DataShortcut

6 RESPOSTAS 6
Responder
Mensagem 1 de 7
Anonymous
560 Exibições, 6 Respostas

Corredor x DataShortcut

Tenho um projeto de grandes proporções e tive que gerar o corredor em um arquivo separado, até aí tudo bem.

Para a apresentação para o meu cliente eu necessito informar apenas do Alinhamento e dos Offset's de corte e aterro.

Fiz um arquivo para impressão com

  1. Xref's das imagens de fundo (de alta resolução +ou- umas 300 total de uns 400Mb).
  2. Shortcut da Superfície (dwg com 81Mb + 350 de um arquivo MMS - com um TIN, tentei gerar um DEM mais ainda não estou familiarizado com ele)
  3. Shortcut do Alinhamento (620Km)
  4. Shortcut do Greide
  5. Criei os View Frames e as Sheets em Layouts no próprio arquivo (ficou melhor para abrir e editar os sheetset's

Estava indo tudo bem até que o cliente pediu para inserir os offset's de corte e aterro. O Civil não dá a opção de criar um shortcut do bendito corredor.

O meu arquivo de impressão está com 9Mb e o meu arquivo só com o corredor está com 90Mb. Por conta da quantidade de informações o arquivo de impressão leva muito tempo para abrir e para alternar entre os layouts, se eu tiver que fazer um corredor nele acho que ele nunca mais abrirá visto que o arquivo com o corredor também leva muito tempo para abrir.

Como estava com pressa eu explodi o corredor (que já estava somente com os links dos offsets ligados) copiei e colei as linhas dos offsets para o meu arquivo de impressão que passou a ter 12Mb.

Beleza, meu cliente ficou feliz, mas e o BIM? Se eu tiver que alterar qualquer coisa no meu projeto terei que deletar essas linhas, refazer o corredor em outro arquivo e começar o processo novamente (explodir, ctrl c e ctrl v, etc).

O pessoal da Autodesk tem alguma sugestão?

Obs. não adianta falar que os arquivos estão grandes e que tem que dividir, eu preciso processar tudo de uma única vez, e não é uma limitação de hardware, eu só quero um shortcut do corredor para poder imprimí-lo do jeito que o cliente solicitar!

Marcas (2)
6 RESPOSTAS 6
Mensagem 2 de 7
Anonymous
em resposta a: Anonymous

Renato,

você pode tentar o seguinte:

selecione o corredor e na faixa de opções (ribbon) você terá a opção Feature Lines from Corridors

selecione a linha que você quer criar, por exemplo, o offset direito

preencha as opções na janela, marcando a opção de manter o link dinâmico com o corredor, assim as alterações no corredor sempre serão refletidas na Feature Line.

Utilize esse desenho com as Feature Lines como Xref no seu desenho de plotagem, assim ele sempre estará atualizado de acordo com o corredor.

Você pode ainda gerar polilinhas a partir das feature lines do corredor, mas estas não mantem o link dinâmico.

Abs

Mensagem 3 de 7
Anonymous
em resposta a: Anonymous

Daniel,

eu já tentei criar as Feature Lines e o que ocorreu foi:

  1. Na criação das Feature Lines eu tenho que selecionar um a um os elementos que eu quero transformar (no meu caso o offset) e tenho que fazer isso para os dois lados (direito e esquerdo), ou seja, inviável para o tamanho do trecho.
  2. Até fiz um trecho de uns 5km e ficou bom ( mais muito trabalhoso).
  3. Quando fui criar o shortcut cadê??? O Civil também não faz shortcut de Feature Lines.

Para finalizar:

eu configurei o Code Set Style para que fossem apresentados no meu corredor somente os links do meu offset, ficou jóia. Se fosse fazer um Xref não seria necessário fazer as Feature Lines (que até agora não achei utilidade para elas), mas a minha preocupação é que: como o meu arquivo está com mais de 80Mb na hora de referenciá-lo no arquivo para impressão ele fique mais pesado do que já está (demora cerca de 15min para abrir) se tivesse um shortcut com certeza não influenciaria tanto.

Mensagem 4 de 7
Anonymous
em resposta a: Anonymous

Só para encerrar o assunto, eu configurei meu corredor para aparecer somente as linhas que eu precisava e fiz um xref e o resultado foi que o arquivo levava 30 minutos para abrir e quando mandava gerar as sheets aparecia uma linda tela de FATAL ERROR! Ou seja, voltei a trabalhar com o corredor explodido e com as linhas copiadas e coladas com coordenadas.

A AUTODESK deveria corrigir isso e incluir no SP1.

Mensagem 5 de 7
Anonymous
em resposta a: Anonymous

Renato,

 

Na minha opnião o SP tá mais que na hora de sair... Eu também ando tenho alguns problemas semelhantes.

Tem projetos que tive que voltar pra versão 2010, pois estava mais estável.

 

Iuri Martins

Mensagem 6 de 7
neyton_
em resposta a: Anonymous

O corredor nao aparece no datashortcut, mas voce pode adicionar o desenho onde ele está como xref no desenho de impressao

 

inclusive, se fizer isso, poderá criar samplelines no alinhamento e estas cortarem o corredor do xref, fazendo-o aparecer nas pranchas de seções.

 

claro, o desenho ficará enorme, entao deixe de tal forma que com um XCLIP voce isola somente a area onde esta o corredor

 

tambem nao adianta fazer um dwg so dos 600km

 

crie 10 de 60km por exemplo

 

afinal, nao adianta manter todo o alinhamento com corredor no model e mostrar as trocentas folhas no paper...

 

uma outra ideia é explodir o corredor,  e cria um xref que pode ser carregado nos desenhos em que ele seja necessario... claro que ainda precisará atualizar essa base manualemnte, mas é melhor fazer isso num xref, que em varios desenhos

Mensagem 7 de 7
Anonymous
em resposta a: neyton_

É, foi bem isso que eu fiz, mas uma simples opção de criação de DataShortcut do Corredor resolveria definitivamente o problema, sem a gente ter que ficar "dando jeitinho" pra fazer o projeto.

Não encontrou o que está procurando? Pergunte à comunidade ou compartilhe seu conhecimento.

Postar nos fóruns  

Autodesk Design & Make Report